O que é tangenciar o tema?

Considera-se tangenciamento ao tema na redação dissertativa do Enem uma abordagem parcial, realizada somente nos limites do assunto mais amplo a que o tema está vinculado, que deixa em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.

No Enem 2013, algumas redações se limitaram a desenvolver o tema apenas nos limites dos assuntos mais amplos, sem abordar o recorte temático solicitado - os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. O tangenciamento configurou-se como a abordagem de assunto relacionado ao tema, como: discutir a Lei Seca sem considerar seus efeitos; tratar exclusivamente das causas da Lei Seca; tratar da relação entre ingestão de álcool e direção (mesmo sem menção à Lei Seca, já que ela, nesse caso, está implícita), como alcoolismo no trânsito, tratamento do motorista alcoolizado ou leis de trânsito para motoristas alcoolizados.



No Enem 2014, configurou-se como tangenciamento ao tema o encaminhamento de assunto relacionado ao tema, como: trabalho infantil no campo da publicidade; erotização da infância no campo da publicidade; influência da publicidade na vida da sociedade em geral.

 Conheça os segredos do Enem


No Enem 2015, configurou-se como tangenciamento ao tema o tratamento apenas de assunto relacionado ao tema, como: a discussão de leis ou outros instrumentos legais, a exemplo das leis Maria da Penha e do Feminicídio, sem relacioná-los ao cenário da persistência da violência contra as mulheres.